Artroplastia total de quadril (prótese de quadril)
A artroplastia total de quadril é uma cirurgia na qual a articulação do quadril é substituída por uma outra, artificial (prótese). Este procedimento é necessário nos casos em que a articulação apresenta desgaste ou deformidades, que pode ter sido causado por doenças, como a artrose, prejudicando o seu funcionamento.
A substituição da articulação do quadril por próteses metálicas com superfícies de deslizamento em polietlileno, metal, ou de cerâmica, é realizada nos casos em que haverá benefícios, como mais segurança e conforto ao paciente. Isso acontece pois a artroplastia traz alívio da dor, melhora do funcionamento da articulação e recuperação de movimentos, promovendo o retorno das atividades, locomoção e melhora da qualidade de vida.
Principais indicações
Nos casos de osteoartrite, artrite reumatoide ou osteonecrose, a artroplastia total de quadril é indicada após esgotadas as demais opções de tratamento para controle da dor.
Esta também será a indicação em casos de fratura de quadril ou do colo do fêmur e alguns tumores na articulação do quadril.
A cirurgia
A cirurgia de artroplastia total de quadril é realizada sob anestesia geral. O tempo de recuperação varia conforme o paciente e as causas que levaram à indicação da cirurgia, bem como o tipo de técnica cirúrgica escolhida.
Qualquer que seja o caso, será muito importante seguir corretamente todas as orientações médicas, especialmente com relação ao repouso, cuidados após a cirurgia e realização de sessões de fisioterapia.
Cuidados
As complicações da artroplastia do quadril são raras e comuns a cirurgias em geral. Por este motivo, é importante conversar com o médico e tirar todas as dúvidas, bem como manter um meio de comunicação com ele, caso surjam dúvidas ou alguma reação que não seja esperada após o procedimento.
Outra situação incomum, porém possível, é o deslocamento da prótese, especialmente se houver algum movimento brusco especialmente nas primeiras semanas. Nestes casos, também é importante uma avaliação.
Vale destacar que as próteses têm uma durabilidade finita e podem requerer uma substituição ao longo do tempo após a implantação, que pode variar conforme o tipo da prótese e a atividade do paciente. É importante verificar esta informação com o médico e manter as consultas periódicas em dia.